domingo, 11 de dezembro de 2011

"E PRA VOCÊ, O QUE É ESSENCIAL?"

"O verão ainda nem chegou e já vemos nas revistas femininas centenas de editoriais de moda para ajudar as leitoras a organizarem seu guarda-roupa para o calor.
E não dá outra: em pouco tempo, as mulheres começam a paerceber que não podem ficar sem "aquela peça básica", que é essencial em funciona em qualquer hora do dia. Calma, meninas!
Ainda estamos no final do ano, muitas liquidações acontecerão em poucas semanas e não vale a pena comprar no impulso.
Dia desses, vi uma revista que apregoava que as três peças obrigatórias da estação serão macacão, camisa de seda e saia longa. Será mesmo? Obrigatórias pra quem? Ora, macacão não é pra qualquer uma (experimente olhar-se de costas). Poucas mulheres com menos de 1,70 e mais de 60 quilos resistem.
Nem usando sandália alta que, vamos combinar, no calorão do alto verão e com as tiras apertando os dedinhos não é o ideal.
A camisa de seda é linda, mas não é para qualquer bolso. Com tanta roupa em cambraia, algodão e lindas chitas nas lojas, pense bem antes de investir uma nota numa peça assim. Pessoalmente acho um show. Mas, quando chega o calor, adoro ousr com itens mais tropicais e divertidos.
A tal da saia longa é uma grande pedida, mas tem que ter caimento reto para não ficarmos parecendo velas de barco ambulantes, salvo as magrinhas e altas. Caftãs e similares também entraram com tudo no imaginário dos estilistas e invadiram as vitrines, um reflexo da primavera árabe noticiada no mundo inteiro Assim, muita gente acha que basta vestir uma túnica larga, colorida e com barra trabalhada e sair para a vida.
Realmente, alguns caftãs são irresistiveis. São feitos de tecidos superfnios e exibem cores alegres e estampas elaboradas que remetem a Sherazade, aquela das mil e uma noites. Além do mais, são bastante confortáveis. Só é preciso lembrar que são peças para se usar em casa, na praia ou à beria da píscina, não para trabalhar.
O mesmo vale para os pítons, a boa e vbelha estampa de cobra rebatizada. Já há pítons em todas as versões e em todos os ítens: bolsas turquesa, blusas salmão, vestidos verde-água.
Menos, gente!
Se é para usar cor nesse tipo de estampa, que seja em acessórios, em detalhes. Para os tecidos,o tom mais elegante continua sendo o mais próximo das cobras originais - ou seja, o cinza, eventualmente mais azulado ou com toques de verde.
Coletes e boleros ganharam novas leituras e voltaram em tecidos molinhos, rendas e tons naturais. Tudo lindo, mas é bom lembrar que não funcionam para quem está acima do peso nem para quem tem seios grandes.
Pois é. Adaptar a moda e conciliá-la com seu estilo é uma virtude das pessoas realmente elegantes. Porém, ainda mais importante é questionar a indústria da moda e não embarcar em todas as tendências malucas que nos apresentam. Finalmente, como libanesa que sou, adoro esperar uma boa liquidaação.Só assim a poeira terá assentado e terei certeza se aquela peça era mesmo básica, essencial e indispensável para mim."

Cláudia Matarazzo na revista Metrópole de 11/12/11 pagina 12

Nenhum comentário:

Postar um comentário